O crosslinking do colágeno da córnea é um procedimento minimamente invasivo realizado com o objetivo de interromper a progressão de certas doenças da córnea como o ceratocone.
No ceratocone as alterações são basicamente causadas pelo afinamento e enfraquecimento da córnea (ectasia) com consequente aumento da curvatura, altos níveis de miopia e astigmatismo e piora da visão.
Com a evolução do ceratocone, a visão não pode ser mais melhorada com o uso de óculos ou lentes de contato restando apenas o tratamento cirúrgico (transplante de córnea, anel intracorneano – Ferrara).
OBJETIVO:
O tratamento do crosslinking tem como objetivo aumentar a rigidez, a resistência e estabilizar a córnea evitando a progressão da doença e perda da acuidade visual.
INDICAÇÃO:
O objetivo principal do tratamento do crosslinking é interromper a progressão da ectasia da córnea.
O melhor candidato para este tratamento é o indivíduo que apresenta progressão da ectasia da córnea, sendo a mais frequente delas o ceratocone. O tratamento do crosslinking é mais eficaz se puder ser realizada antes que a córnea se torne muito irregular ou que haja perda significativa da visão devido ao ceratocone (Leve ou moderado).
O TRATAMENTO:
É um procedimento de duas etapas onde é aplicado colírio de riboflavina (vitamina B) com formulação especial na superfície do olho, imediatamente seguido por uma exposição controlada da córnea à luz ultravioleta.
É um procedimento ambulatorial realizado com anestesia com colírios de duração aproximadamente de uma hora.
PÓS OPERATÓRIO:
A cicatrização da córnea ocorre habitualmente entre 48-72 horas.
Sensibilidade à luz e diminuição da visão da visão pode ocorrer neste período de recuperação e podem durar algumas semanas.